Marcos Chucralla Moherdaui Blasi</

Marcos Chucralla Moherdaui Blasi

Membro CSD

Resumo profissional

Advogado, professor e conferencista nas áreas de Propriedade Intelectual, Direito das Novas Tecnologias, Direito Contratual, Empresarial e de Gestão de Inovação, com experiência adicional em advocacia pro bono (inclusive em mediação), em organização intergovernamental voltada ao direito do desenvolvimento e nas áreas regulatória e de mercado de capitais. Atua na área de propriedade intelectual desde 2003, em escritórios especializados e empresas, tanto na área consultiva e contratual quanto na contenciosa (marcas, patentes, desenhos industriais, direitos autorais, programas de computador, nomes de domínio, concorrência desleal, licenciamento e transferência de tecnologia).

Formação acadêmica

Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (2021). Master of Business Administration (MBA) em Conhecimento, Tecnologia & Inovação na Fundação Instituto de Administração (FIA) – (2016). 1º Curso de Capacitação em Mediação – Câmara de Mediação da ABPI (2013) e participação nos treinamentos periódicos para especialistas do CSD-ABPI. Master of Laws (LL.M.) em Propriedade Intelectual pelo programa da OMPI/Universidade de Turim/OIT (2012). Especialista em Direito Administrativo com extensão em Direito Econômico Regulatório pela EDESP/FGV (2008).

Atividades acadêmicas

Professor da disciplina “Direito da Propriedade Intelectual” no Instituto Paranaense de Ensino (desde 2013) e na Escola Paulista de Direito-EPD (desde 2019), professor convidado do Insper (desde 2021), professor em cursos da Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI) e da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Intelectual (ABAPI), desde 2017. Palestrante em treinamentos corporativos e em eventos relacionados a propriedade intelectual desde 2008. Assistente Acadêmico, co-facilitador e palestrante no curso Technology Licensing for Developing Countries: Dos and Don’t’s – realizado em Roma, de 25.06.2012 a 06.07. 2012).

Outras atividades profissionais

Correlator e delegado do grupo brasileiro da Association Internationale pour la Protection de la Propriété Intellectuelle (AIPPI) desde 2021, sendo também membro do Commercialization of IP Standing Committee. Membro do Conselho Diretor da ABPI para os biênios 2014/2015, 2016/2017, 2018/2019, 2020/2021 e Representante Seccional em São Paulo para o biênio 2022/2023. Membro do Comitê Organizador e moderador das edições XXXIV (2014) e XLI (2021) do Congresso Internacional da ABPI. Membro das Comissões de Direitos Autorais e de Personalidade, de Software, Informática e Internet e de Transferência de Tecnologia (2010-2013). Membro da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) desde 2006.

Publicações

Autor e coautor de diversos artigos publicados em livros e revistas especializadas em propriedade intelectual e gestão de inovação, no Brasil e no exterior (França/Bélgica, Reino Unido, Estados Unidos da América e Itália).

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Tratamento de Dados Pessoais e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.