Adolfo Braga Neto</

Adolfo Braga Neto

Membro CSD

Resumo profissional

Advogado – Mediador – Árbitro – Facilitador de Diálogos

 

Formação acadêmica

Direito – Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – 1982

POS-GRADUAÇÃO “LACTO SENSU”

Direitos Coletivos e Difusos   – Escola Superior do Ministério Público de São Paulo – 1997

ESPECIALIZAÇÃO

Mediação – Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB     1995
Arbitragem – Escola de Direito de São Paulo – Fund. Getúlio Vargas  2003

IDIOMAS ESTRANGEIROS

Inglês     fluente – Espanhol  fluente  – Francês lê e escreve

Atividades acadêmicas

Organizador dos livros “Mediação Familiar – a experiência da 3 Vara de Família do Fórum do Tatuapé, da Editora CL A, 2018, “Mediação Empresarial – experiências brasileiras” Vols I e II, Editora CL A, 2019 e 2022, “Justiça – reflexões sobre caminhos além do Judiciário, Editora CL A, 2022 e Co-coordenador do livro  “A Mediação de Conflitos no Brasil – Memórias e Vivências, Editora CL A 2023.

Outras atividades profissionais

Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB

Membro de listas de árbitros e de mediadores de diversas Instituições de Mediação e Arbitragem brasileiras, Membro do Colégio de Ex-Presidentes e Coordenador das Comissões de Ética do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem – CONIMA e do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas – IBPC.

É mediador, árbitro, negociador e facilitador de diálogos de diversas instituições brasileiras e estrangeiras. Possui experiência em diversas áreas em diferentes instituições. Conta hoje com 1.170 horas de mediação empresarial, 890 horas de mediação comunitária, 645 horas de mediação familiar, 37 horas de mediação escolar e 27 horas de mediação ambiental, sem contar 360 horas de negociação, 150 horas de arbitragem e 70 horas de facilitação de diálogos.

De março de 2011 a dezembro de 2023, professor de Mediação de Conflitos no programa de capacitação de mediadores comunitários dos Centros de Integração da Cidadania do Estado de São Paulo e do Projeto São Paulo em Paz da Secretaria de Justiça do estado de São Paulo.

De janeiro de 2008 a março 2018, professor da UNIFIG, da Escola Superior da Magistratura do Pará – ESM, da Escola de Magistratura do Amazonas – ESMAM, da Escola Paulista de Magistratura – EPM, da Escola da Magistratura do TRF 2ª Região e da Escola Superior da Advocacia – ESA/SP e do IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo

De  abril de 2005 a  outubro de 2014, consultor da ONU, PNUD, Banco Mundial e dos Ministérios da Justiça de Portugal, Angola, Cabo Verde e Brasil para capacitação de mediadores e árbitros.

De abril de 2009 a janeiro 2011, consultor da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no Programa Professor Mediador no âmbito do Sistema de Proteção à Escola, bem como da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo no Programa de Mediação de Conflitos na Escola de Administração Penitenciária.

De agosto de 2009 a dezembro de 2011, consultor da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo para desenvolver estudos e  implementação da Clínicas de Mediação junto ao Escritório de Prática Jurídica aquela Faculdade.

De abril de 2009 a dezembro de 2011, consultor do PNUD para ministrar Cursos de Capacitação de Mediadores nas regiões Sul, Sudeste e Centroeste do Programa de  Justiça Comunitária da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça do Brasil

Desde julho de 2008, consultor e professor convidado para aprimoramento e capacitação de mediadores comunitários do Programa de Mediação de Conflitos e do Projeto Mediar da Secretaria Estadual Defesa Social do Estado de Minas Gerais.

De julho de 2007 a dezembro 2010, consultor para aprimoramento e reciclagem de mediadores comunitários junto aos Centros de Integração da Cidadania do Estado de São Paulo e do Projeto São Paulo em Paz da Secretaria de Justiça do estado de São Paulo.

De maio de 2007 a janeiro de 2009, consultor do Departamento de Estudos e Administração Extrajudicial do Ministério da Justiça da República de Angola, responsável técnico pela implementação dos métodos alternativos de resolução de conflitos naquele país.

De setembro de 2006 a setembro de 2010, consultor do Banco Mundial, responsável pela capacitação de mediadores junto ao Ministério da Justiça da República de Cabo Verde.

De abril de 2005 a janeiro de 2009, consultor do Escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas – ONU em Luanda-Angola, responsável técnico pela capacitação em mediação e arbitragem junto ao Ministério da Justiça da República de Angola.

De maio de 2005 a dezembro de 2007, supervisor geral do Setor de Mediação do Fórum de Guarulhos.

De maio de 2005 a julho de 2006, Co-coordenador do Curso de Capacitação em Mediação de 90 horas/aula da Escola Paulista da Magistratura – TJSP.

De março de 2005 a abril de 2005, Coordenador e um dos Professores do Curso de Capacitação em Mediação e Arbitragem de 100 horas/aula junto a Defensoria Pública do Estado do Pará e de maio de 2005 a dezembro de 2006. Supervisor das práticas em mediação realizadas no Núcleo de Mediação e Arbitragem da Defensoria Pública do Pará.

De outubro de 2004 a março de 2010 conciliador do Setor de Conciliação do Fórum João Mendes em São Paulo – SP

De novembro de 2001 a dezembro 2006, Professor convidado do Ministério da Justiça de Portugal para capacitar mediadores em parceria com a Associação de Mediadores de Conflitos de Portugal.

De março de 2008 a agosto 2010, conciliador e supervisor em mediação/conciliação do Setor de Conciliação do Fórum de Pinheiros

De setembro/97 a setembro/2003, Secretário Executivo da Associação Brasileira da Indústria do Plástico e do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo.

De abril/96 a agosto/97, Secretário Executivo da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas e do Sindicato da Indústria de Artefatos de Ferro, Metais e Ferramentas em Geral no Estado de São Paulo.

Desde março de 1997, mediador do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB. Desenvolve programas de capacitação em negociação, conciliação, mediação e arbitragem e outros métodos extrajudiciais de resolução de conflitos

Desde abril de 2001, supervisor geral dos serviços de mediação do IMAB – Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, prestados nas assistências judiciárias do Departamento Jurídico do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da USP, do Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns da Faculdade de Direito da PUC e do Centro de Cidadania da Mulher de Santo Amaro e Faculdades Radial, além de seccionais da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

Publicações

Autor de artigos sobre negociação, mediação e arbitragem em revistas especializadas brasileiras e estrangeiras e coautor do livro: “ O que é Mediação de Conflitos” Coleção Primeiros Passos Editora Brasiliense São Paulo  2007 e coorganizador do livro “ Aspectos Atuais sobre Mediação e Demais Métodos Extrajudiciais de Resolução de Conflitos”  Editora GZ Rio de Janeiro  2012, Autor do livro “ Mediação – uma experiência brasileira” Editora CL A, 2017 e do livro “A Mediação e a Administração Pública, Editora CL A 2021.

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Tratamento de Dados Pessoais e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.