Rodrigo Azevedo</

Rodrigo Azevedo

Especialista da CASD-ND

Resumo profissional

Integrante da primeira geração de advogados especializados na interação entre Direito e Tecnologia, Rodrigo Azevedo há mais de duas décadas lidera a área de Propriedade Intelectual e Direito Digital da Silveiro Advogados. Reiteradamente reconhecido como referência no Brasil e na América Latina por publicações como Chambers & Partners, Legal 500, Leaders League e Análise Advocacia, Azevedo possui atuação destacada nas áreas de proteção de dados, gestão de crises (incluindo ciberincidentes) e propriedade intelectual, com ênfase em soluções alternativas ao judiciário.

Formação acadêmica

Azevedo possui formação acadêmica que passa por Itália (LL.M. em Propriedade Intelectual, com láurea, na Universidade de Turim); Estados Unidos (Propriedade Intelectual na Franklin Pierce Law Centre/University of New Hampshire; Gestão de Crises e de Ciberincidentes pelo Massachussets Institute of technology – MIT); Holanda (Data Protection Officer certificado – de forma pioneira e com distinção – pelo European Institute of Public Administration – EIPA); e Argentina (Direito Autoral na Universidade de Buenos Aires). No Brasil, possui especialização em Direito Internacional, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e em Direito Econômico e Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas.

Atividades acadêmicas

Azevedo é professor titular da disciplina de Marcas na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, no Rio Grande do Sul, e tutor em inúmeros cursos de propriedade intelectual e inovação administrados pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual – OMPI. É também palestrante regular e professor convidado em inúmeras outras instituições no Brasil e no Exterior.
Nos anos de 2020 e 2021, Rodrigo ainda idealizou e coordenou ação social voltada à qualificação de pessoas em situação de desemprego para atuarem como Data Protection Officer, iniciativa que venceu o Prêmio Lúmen do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – CESA.

Outras atividades profissionais

Azevedo é Diretor Adjunto da Câmara de Mediação, Representante da Seccional do Rio Grande do Sul e especialista integrante da Câmara de Nomes de Domínio da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual – ABPI.

Atua junto à OMPI como mediador, árbitro e especialista em disputas com nome de domínio, instituição na qual realizou estágio, na Suíça, no ano de 2006.
Rodrigo também é consultor em propriedade intelectual junto à Bienal de Artes Plásticas do Mercosul e já ocupou diversas outras posições de liderança em instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/RS, a Fundação Iberê Camargo, o Sindicato das Empresas de Informática do RS – SEPRORGS, a Federação das Entidades Empresariais do RS – FEDERASUL, etc.

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Tratamento de Dados Pessoais e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.