Nathalia Mazzonetto</

Nathalia Mazzonetto

Mediador do CMed-ABPI

Resumo profissional

Atua em questões variadas de propriedade intelectual e tem experiência em disputas empresariais há cerca de 20 (vinte) anos. Como advogada participou de negociações empresariais e atuou em processos judiciais e processos arbitrais. Trabalhou como advogada assistente de Selma M. F. Lemes, uma das coautoras da Lei de Arbitragem Brasileira (Lei nº 9.307/96). Foi nomeada judicialmente a atuar como mediadora em projeto piloto da Justiça do Estado de São Paulo em processo envolvendo recuperação judicial de empresas em crise e que entraram com pedido no curso da COVID-2019.

Formação acadêmica

Professora de Resolução de Conflitos no Mestrado da Ambra University (https://www.ambra.education/mestrado-em-resolucao-de-conflitos/). Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), sendo seu objeto de pesquisa os mecanismos extrajudiciais de resolução de disputas para conflitos tendo por objeto propriedade intelectual. Mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP) – 2012, dissertação em Arbitragem (“Partes e Terceiros na Arbitragem”), com o fomento e apoio da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP –2009). Especialização em Direito da Propriedade Intelectual na Università Commerciale Luigi Bocconi (Milão – Itália – 2005) e pela Faculdade de Direito da GV (GVLaw/SP – 2006).
Especialização em Direito Processual Civil e Arbitragem na Università degli Studi di Milano (Milão – Itália – 2005).

Atividades acadêmicas

Membro da International Trademark Association (INTA), onde já foi chair do Comitê de Resolução de Disputas e atualmente segue como membro do Comitê Building Bridges.
Participou do Grupo de Estudos responsável pela redação das normativas das Câmaras de Arbitragem e Mediação da ABPI (integrantes do CSD).
Associada do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr), onde foi co-coordenadora do Grupo de Estudos de Mediação e Arbitragem e Propriedade Intelectual e atualmente é co-coordenadora da Comissão Direito e Tecnologia.
Integra, como neutral, os quadros de diversos centros de resolução de disputas, nacionais e internacionais, entre eles: CPR – The International Institute for Conflict Prevention & Resolution; INTA; ICFML; CCBC; FIESP; entre outros.
Foi por anos Mediadora voluntária junto ao Departamento Jurídico do XI de Agosto da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em colaboração com o IMAB.

Outras atividades profissionais

Foi Assistente do Curso de Arbitragem da FGV – GVLaw/SP, coordenado por Selma M. F. Lemes e Pedro A. Batista Martins (2012).
Atuou como pesquisadora da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (DIREITO GV) em Projeto de Pesquisa promovido pela Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (Projeto Pensando o Direito tendo por objeto “O Desenho de Sistemas de Resolução Alternativa de Disputas para Conflitos de Interesse Público” – 2010).
Professora convidada de cursos de Propriedade Intelectual e Mediação/Arbitragem de instituições como ASPI, IMAB, FGV Direito, CAM-CCBC, CONIMA, etc.
Voluntária e contadora de histórias da Associação Viva e Deixe Viver, onde trabalhou nos corredores do Hospital Emílio Ribas.

Publicações

Autora de diversas publicações jurídicas, dentre elas: O Uso da Mediação para Conflitos envolvendo Propriedade Intelectual, em particular as Disputas de Patentes, in Revista da Associação Brasileira da Propriedade Industrial (ABPI), edição 125, ano 2013, p. 53; Conciliação, Mediação, Arbitragem ou Judiciário: qual o caminho?, in Revista Direito ao Ponto; Uma análise comparativa da intervenção de terceiros na arbitragem sob a ótica dos ordenamentos jurídicos italiano e brasileiro, in Revista de Arbitragem, vol.14 (abr/maio/jun 2007); Arbitragem e Propriedade Intelectual – aspectos polêmicos e estratégicos, São Paulo: Saraiva, 2017, fruto de sua tese de Doutorado.

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Tratamento de Dados Pessoais e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.