Joao Marcelo de Lima Assafim</

Joao Marcelo de Lima Assafim

Member of CSD

Professional resume

Advogado militante desde janeiro de 1993 e Sócio do Escritório De Lima Assafim e Advogados Associados (fundado em 2005), atuando na área de Propriedade Intelectual (marca, patente, desenhos e direito de autor), Transferência de Tecnologia, Direito de Empresa, Regulação e Direito Antitruste. Atua, também, na interseção entre direito da livre concorrência e propriedade intelectual. Merece destaque a atuação contenciosa administrativa e judicial sobre sinais distintivos em geral, incluindo nomes de domínio.

Academic education

Doutor em Direito Comercial (Doctor en Derecho Mercantil) pela Universidade de Santiago de Compostela – USC, ESPANHA (2003). Re. Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo – USP (Departamento de Direito Comercial). Pesquisa realizada mediante Bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (MEC) para doutorado no exterior.

Academic activities

Professor Adjunto de Direito Comercial da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND-UFRJ), Coordenador de Graduação da FND-UFRJ (2007-2009). Diretor do Programa de Mestrado em Direito da UCAM (proposta Direito e Desenvolvimento). Professor dos Cursos de Doutorado e Mestrado PPED (Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento) do Instituto de Economia da UFRJ, nas linhas 2. IED – Instituições, Estratégias e Desenvolvimento (coordenação: Profa. Dra. Ana Célia Castro); 3. IPID Inovação, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento, em associação com a Fiocruz (coordenação: Profa. Dra. Claudia Inês Chamas), Professor do Mestrado Profissional Multidisciplinar da Academia da Inovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Other professional activities

Árbitro da Câmara de Arbitragem da IBERMIDIA (2007), em matéria de audiovisual, indicado pelo Governo Brasileiro através da ANCINE. Professor Orientador (Coach) da equipe da Faculdade Nacional de Direito (FND) da UFRJ no THE ANNUAL WILLEM C VIS INTERNATIONAL COMMERCIAL ARBITRATION MOOT, realizada em Vienna sob os auspícios da PACE UNIVERSITY, edições de 2011 e 2012. Comissão de Propriedade Intelectual e Livre Concorrência da Câmara de Comércio Internacional – CCI, Integrante do Comitê Brasileiro.

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Tratamento de Dados Pessoais e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.